O que é a Reabilitação Cardíaca?

 

Idealizada inicialmente para portadores de doença coronária, a reabilitação cardiovascular (RCV) abrange também os pacientes com hipertensão arterial (HAS), doença arterial periférica, valvopatia, cardiopatia congênita, particularmente na sua fase pós-operatória e, mais recentemente, insuficiência cardíaca e transplante cardíaco. 
 
Desde os achados iniciais da década de 60, cresce o número de evidências de que o exercício físico de baixo impacto e baixa intensidade oferecem baixo risco à saúde e uma considerável melhora na qualidade de vida quando supervisionados dentro de um treino aeróbio por um fisioterapeuta.
 
Na fase inicial da reabilitação pretende-se melhorar a qualidade de vida e saúde sem a preocupação imediata de perda de peso. À medida que se prolonga o programa, o paciente se familiariza com a conduta aplicada e então há o aumento de carga gradualmente.
 
Deve-se ressaltar que os exercícios realizados são de baixo impacto e com grande controle do progresso, dando preferência aos exercícios que exigem trabalho de coordenação respiratória, como os exercícios aeróbios.
 
Realizar uma avaliação prévia com um profissional capacitado é de extrema importância, pois será a partir da avaliação que a conduta de exercícios a ser realizada será traçada.
 
Site: Virginea Helena Quadrado